RÁDIO AO VIVO
Programa
RESUMO DO DIA NOTÍCIA E MÚSICA
Ouça tambem:

Preço da soja cai, safra de alho será recorde e sai o zoneamento para o algodão

Compartilhar: FACEBOOK TWITTER WHATSAPP
Foto: Reprodução

O preço da soja voltou a cair, nos últimos dias, e passou de R$ 183 para R$ 174  a saca, em Paranaguá, apontam dados do Cepea. Ainda assim, ele continua num patamar bastante alto. Principalmente porque a demanda externa ganhou força, o que fez crescer o movimento nos portos e com que muito produtor preferisse vender a soja, e não milho, cuja safra pode ser prejudicada pela seca. Já a variação negativa desta semana, pode ser explicada pela volta da chuva nos Estados Unidos, que acalmou os agentes internacionais do mercado.

Aos poucos, o Brasil caminha para, no futuro, não depender mais do alho estrangeiro. Isso porque a produção nacional, que atendia menos de 40% do consumo, há alguns anos, deve responder por 55%, em 2021, com uma safra recorde, de quase 25 mil toneladas. A colheita começa agora em junho. Esse avanço se deve, entre outras coisas, à tecnologia, com novas técnicas de manejo, além de um maior entendimento do agricultor sobre como e quando plantar, o que garante que a cultura seja um bom negócio.

E saiu o zoneamento para o cultivo do algodão herbáceo, na safra 21/22, no Distrito Federal e em 16 estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Rondônia, Tocantins, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O documento está disponível no site do Ministério da Agricultura. Ele aponta a época e o tipo de solo indicados para o plantio, em cada região, para evitar problemas com o clima. Sem esquecer que alguns programas de crédito e seguro rural exigem que o produtor faça o cultivo de acordo com as indicações do documento.

Agência Radio 2

Deixe seu comentário


+