RÁDIO AO VIVO
Programa
JORNAL 012
Ouça tambem:

PIX completa 6 meses e já responde por mais da metade das transferências bancárias

Compartilhar: FACEBOOK TWITTER WHATSAPP
segunda, 17/05/2021 as 10:13

O PIX acaba de completar seis meses de operações plenas e o Banco Central divulgou números sobre as movimentações realizadas por meio do novo sistema.

De acordo com os dados oficiais, o sistema soma mais de R$ 1 trilhão em transações e já responde por mais da metade das transferências bancárias.

Em abril, 51 de cada 100 transações bancárias feitas no país foram por PIX.

Os outros 49% das transações foram feitas via TED, DOC, boleto bancário ou cheque.

Desde que foi lançado, a curva da plataforma é de crescimento.

No quarto mês do ano, foram 499 milhões de transações por PIX, num total movimentado de 321 bilhões e 900 milhões de reais.

Para comparação, em novembro do ano passado, primeiro mês de operação, foram 33 milhões e meio de transações, que somaram quase 30 bilhões de reais.

Em março, esses números já eram 10 vezes maiores.

De acordo com o Banco Central, responsável pela plataforma, 1/3 dos brasileiros adultos já utilizou o PIX ao menos uma vez.

No total, entre novembro de 2020 e abril de 2021, os bancos já cadastraram quase 404 milhões de usuários para uso do PIX, considerando pessoas físicas e jurídicas – mas 94% deles são pessoas físicas.

Já em relação às chaves, o BC revela que o sistema já tem mais de um bilhão de chaves cadastradas.

Chave Pix, você já sabe, é uma espécie de ‘apelido’ utilizados para identificar a sua conta, pode ser o CPF, um número de celular, um e-mail ou até mesmo uma combinação alfanumérica aleatória, gerada automaticamente.

Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves por conta em banco ou fintech e pessoas jurídicas têm direito a cadastrar até 20 diferentes chaves, também por conta.

Agência Radio 2

Deixe seu comentário


+ ECONOMIA








+