RÁDIO AO VIVO
Programa
012 EM FOCO 11h
Ouça tambem:

Pesquisadores do Ceará anunciam vacina contra o coronavírus 100% brasileira

Compartilhar: FACEBOOK TWITTER WHATSAPP
quarta, 12/05/2021 as 10:22
Foto: Reprodução

Mais uma vacina brasileira contra a Covid-19 aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para iniciar os testes em humanos.

O imunizante foi criado por pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Universidade Estadual do Ceará.

A vacina HH-120-Defenser começou a ser desenvolvida em abril de 2020 e apresentou mais de 90 por cento de proteção, ao ser testada em camundongos.

A imunologista e professora Izabel Florindo Guedes, que coordena o estudo, diz que estão previstas três etapas para a fase clínica.

A primeira delas é administrar o imunizante em 100 voluntários adultos, com idades entre 18 e 60 anos, que não tenham comorbidades.

Na segunda etapa, serão incluídas as pessoas com comorbidades e, na terceira, a vacina será aplicada em milhares de participantes, com diversos perfis.

De acordo com a pesquisadora, o imunizante apresenta baixo custo de produção e utiliza um tipo de coronavírus aviário, muito parecido com a Covid-19, capaz de induzir uma resposta imunológica contra o novo coronavírus.

Vale lembrar que o desenvolvimento da primeira vacina totalmente nacional foi anunciado no fim de março pelo Butantan, a ButanVac, que também aguarda aprovação da Anvisa.

Deixe seu comentário


+ SAÚDE








+ Brasil