RÁDIO AO VIVO
Programa
012 EM FOCO 11h
Ouça tambem:

Patrimônio em foco: o acervo cultural e digital da cidade de Jacareí

Compartilhar: FACEBOOK TWITTER WHATSAPP
quinta, 22/04/2021 as 18:40
Foto: Reprodução

Em homenagem aos 369 anos de Jacareí, a Fundação Cultural de Jacarehy lançou o projeto Patrimônio em Foco, com o propósito de promover o acervo cultural e histórico da cidade.

 

De forma digital, as postagens são feitas semanalmente nas páginas oficiais do Facebook e Instagram da Fundação Cultural de Jacarehy. Reúnem informações e documentos sobre as pesquisas do Arquivo Público Municipal, Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) e Arqueologia.


As divulgações tiveram início em 12 de abril nos canais digitais da FCJ, tendo imagens dos cachimbos da coleção de Arqueologia. Recuperados em escavações do Sítio Arqueológico Ligth em 2000 e pertencem ao grupo Aratu. Foram recuperadas também uma grande quantidade de peças de cerâmica produzidos através do acordelamento, técnica da cerâmica sem decoração,
como potes, tigelas e urnas funerárias.


No último dia 20, a obra "Bicho-Papão", personagem do folclore imaginário infantil de Taubaté, foi exibida no Instagram e no Facebook. Produzida com barro cozido e policromado, a escultura de 15 centímetros de largura e 9 centímetros de altura, é uma peça produzida pelos denominados figureiros de Taubaté. Apresentam cores vivas como o azul-ultramar, esses são vistos como únicos no Brasil ao se utilizar essa tonalidade de azul, que é considerada um símbolo dessa produção no contexto do artesanato brasileiro.

Para ver essas e futuras obras que entraram no projeto, acesse as redes sociais da Fundação Cultural de Jacarehy e mais informações no site:http://fundacaocultural.com.br/novosite/

Deixe seu comentário


+ EDUCAÇÃO








+ Vale do Paraíba