RÁDIO AO VIVO
Programa
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Ouça tambem:

João Gilberto completaria 90 anos hoje (10)

Compartilhar: FACEBOOK TWITTER WHATSAPP
Foto: Reprodução

Considerado pai da bossa nova, João Gilberto teve importância a nível mundial para a difusão e propagação da musica popular brasileira e este gênero que crescia e se espalhava pelo Rio de Janeiro e Brasil.

Nascido em Juazeiro na Bahia, no dia 10 de junho de 1931 mudou-se pro Rio de Janeiro em 1957 onde conheceu Roberto Menescal que assim como ele, é considerado pai do movimento.

No ano de 1959 ele lança o disco “Chega de Saudade” seu primeiro álbum. E já foi um grande estrondo na MPB.

 

 

Em 1962 João Gilberto toca em um evento promovido pelo Itamaraty em Nova Iorque no Carnegie Hall com cerca de 3 mil pessoas, o evento era para a divulgação do movimento bossa nova. Na plateia estavam: Tony Bennett, Miles Davis, Peggy Lee – Somente a nata do Jazz.

Com uma carreira brilhante João Gilberto grava uma obra prima com um dos maiores nomes do jazz mundial da época, Stan Getz com participação de Tom Jobim.

 

De 1995 até o fim de sua vida, João viveu em seu apartamento no Leblon e no ano de 2015 passou a utilizar uma suíte no Copacabana Palace. Não saia de casa, não recebia visitas a não ser de sua filha e de sua empresária.

Em 2019 devido a complicações de sua frágil saúde, João Gilberto falece, deixando um eterno legado para a musica brasileira e mundial.

 

Por: Edson Junior

Deixe seu comentário


+ SOCIAL








+ Brasil