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Excesso de carboidratos industrializados causa danos à saúde; evite açúcar e aposte em frutas

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Foto: Reprodução

Considerados vilões da dieta, carboidratos industrializados, como farinha branca e açúcar, podem trazer complicações à boa saúde.

A substância é necessária como fonte de energia ao organismo, mas deve ser consumida na forma natural, em frutas, vegetais, tubérculos e raízes.

Quando a ingestão é proveniente das fontes industrializadas, o corpo dá sinais de que o excesso não faz bem.

O primeiro deles é o aumento de peso e formação de gordura abdominal. A falta de sono é outro alerta.

Ingerir alimentos com alta concentração energética, principalmente à noite, exige mais trabalho digestivo, o que pode atrapalhar o sono.

O surgimento de estrias no corpo pode ser resultado de alimentos refinados. São lesões que surgem quando a pele estira rapidamente e forma cicatrizes.

Problemas na gengiva e mau hálito são outros agravantes causados pelo consumo descontrolado de carboidratos.

Uma das causas é que as bactérias metabolizam o açúcar ingerido nos alimentos e tornam o pH bucal ácido.

Além de favorecer o surgimento de cáries, o açúcar provoca acúmulo de placa bacteriana, que causa mau hálito e gengivite.

Cada pessoa tem necessidade de uma quantidade diária de carboidrato, conforme altura, pessoa e massa corpórea.

Na regra geral, deve representar de 50 a 65% do consumo calórico por dia.

Os demais, 20 a 30% são gorduras e outros 15 a 20% de proteínas.

Agência Radio 2

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