RÁDIO AO VIVO
Programa
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Ouça tambem:

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste sábado, 5 de junho

Compartilhar: FACEBOOK TWITTER WHATSAPP
Foto: Reprodução

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste 5 de junho.

A data foi criada em 1972 pela Assembleia Geral da ONU e tem como objetivo relembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.

Especialistas têm alertado cada vez mais para a necessidade de sermos mais sustentáveis no nosso cotidiano para garantir a sobrevivência de diversas espécies, incluindo a espécie humana.

O mestre em engenharia ambiental Péricles Weber diz que o meio ambiente da sinais claros de que precisa ser cuidado:

"Nós vemos, por exemplo, várias espécies de animais e plantas desaparecendo. Todo dia você tem alguma espécie no planeta que desaparece por conta do uso indiscriminado, de matança, de caça, de desmatamento. Então, isso a gente já está experimentando. Uma outra coisa que as pessoas devem ter observado é como o tempo anda louco, né? Naturalmente, que a gente fala que o aquecimento vai trazer impactos catastróficos para o próprio planeta nos próximos 30, 50 anos, mas hoje a gente já percebe no dia a dia como mudou o ciclo de chuva; tem épocas que chovia mais, agora já não chove tanto. outras que seriam, seca, já está chovendo; nós temos mudança de temperatura em regiões que chegou, o ano passado, a nevar em área de deserto; as geleiras já estão derretendo, por conta do calor, e isso já está ocorrendo agora e isso traz impacto pra fauna, pra flora e para a nossa vida. No dia a dia, a gente percebe isso, quando você começa a ter problemas de abastecimento de água por ter rios ou poços secando."

Os cuidados com o meio ambiente envolvem diversos aspectos, entre eles os cuidados com a água.

Péricles Weber, que é também diretor de Operações da Iguá Saneamento, explica que captar, tratar e fornecer água de maneira adequada ajuda a preservar a Natureza

"Quando nós fazemos uma captação de água adequada, quando a gente reduz perda, quando a gente mantém as nossas áreas de captação, o que a gente chama de mananciais de abastecimento preservados, mantendo a mata ciliar,mantendo as arvores, que são como um filtro pra que não suje essa água, isso é muito importante para garantir que a gente tenha água de boa qualidade pra todo mundo.

Tratar o esgoto também é fundamental:

"Quando a gente não coleta e não trata esgoto adequadamente, além de também impactar na saúde, a gente polui os ruis e, ao poluir os rios, a gente está atentando á vida dos peixes. das plantas, nós estamos inviabilizando que animais na natureza possam se utilizar dessa água pra beber. Enfim, você acaba afetando toda fauna e flora e também o homem. Porque, se eu jogo esgoto no rio, nesse lugar aqui, onde eu tenho minha cidade, as pessoas que moram mais pra baixo desse rio, eles vão receber essa águia contaminada, essa água poluída. traz problemas pra eles poderem usar essa água pro abastecimento.

Nesse Dia Mundial do Meio Ambiente é importante ressaltar que os cuidados com a natureza não cabem apenas empresas e governos, mas a cada um de nós.

No nosso dia a dia, a gente deve, por exemplo, usar água com responsabilidade, para evitar o desperdício, e dar a destinação correta ao lixo que geramos, separando para a reciclagem tudo o que é possível.

Deixe seu comentário


+ SOCIAL








+ Brasil