RÁDIO AO VIVO
Programa
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Ouça tambem:

Campanha Nacional reforça doação de sangue em São José

Compartilhar: FACEBOOK TWITTER WHATSAPP
Foto: Reprodução Agência Brasil

Com a pandemia do coronavírus e consequente o isolamento social, os bancos de sangue em todo o Brasil tiveram redução nos seus estoques. E é justamente nesse cenário que a campanha nacional “Junho Vermelho” ganha ainda mais força para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde a recomendação é de que pelo menos 4% da população seja doadora.

Em São José dos Campos, o Banco de Sangue aproveita a data especial para reforçar junto à população a necessidade de doar sangue regularmente. “Além de estarmos em plena pandemia, o dia mundial coincide com a chegada do frio quando registramos queda nas doações de sangue devido às manhãs frias e às doenças típicas do inverno”, explica Paulo Pontes, responsável pelo setor de captação de doadores do Banco de Sangue da cidade.

O sangue coletado pelo hemocentro da cidade é transfundido em pacientes dos principais hospitais da região, entre eles os Hospitais Municipal e Regional de São José dos Campos, as Santas Casas de São José, Jacareí e Pindamonhangaba e o Hospital Pio XII.

Para que as pessoas façam sua doação com segurança, o hemocentro está tomando todos os cuidados necessários contra o coronavírus.

Desde o início da pandemia, o Banco de Sangue do município adotou medidas de segurança como controle no acesso, verificação da temperatura, uso de álcool em gel e máscara, sinalização das cadeiras, instalação de divisórias de acrílico nas áreas de atendimento e higienização permanente do prédio, mobiliário e cadeiras de doação.

Quem teve Covid pode doar sangue 30 dias após o final dos sintomas. Se teve contato com alguém com a doença, poderá doar após 15 dias, desde que não tenha apresentado sintomas. Se apresentou sintomas como coriza, febre, dor de garganta nos últimos 15 dias, deve aguardar 30 dias após o final dos sintomas para doar.

Pessoas que tomaram a Coronavac podem doar 48 horas após cada dose. Já quem foi imunizado com as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer, pode doar 7 dias após cada dose.

O Banco de Sangue de São José está localizado na rua Antônio Saes, 425 no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Informações pelo (12) 3519 - 3766

Requisitos para doar sangue:

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos

• Menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais

• Pesar no mínimo 50 kg

• Estar em boas condições de saúde

• Apresentar documento oficial com foto

• Não estar em jejum, mas evitar alimentos com leite, manteiga, ovos, frituras e frios nas 3 horas que antecedem a doação. Você pode ingerir café puro, chá ou suco, frutas, bolacha de água e sal, torrada e pão francês com geleia de frutas ou mel

• Ter repousado por, no mínimo, 6 horas nas últimas 24 horas

 

Deixe seu comentário


+ SAÚDE








+ Vale do Paraíba