RÁDIO AO VIVO
Programa
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Ouça tambem:

A música Brasileira perde mais um gênio

Desta vez, o precursor do soul music no país. Cassiano.
Compartilhar: FACEBOOK TWITTER WHATSAPP
sábado, 08/05/2021 as 00:56
Foto: Reprodução

Genival Cassiano dos Santos, conhecido mundialmente como Cassiano nos deixa em meio a esta atmosfera sombria, que assola a humanidade.

No fim do mês de abril o cantor e compositor deu entrada no Hospital Estadual Carlos Chagas no Rio de Janeiro após sofrer uma parada cardíaca. Desde então o cantor passou os dias entubado até a tarde desta sexta-feira. Cassiano não testou positivo para covid-19. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O cantor que ficou conhecido por canções eternizadas na voz de Tim Maia, como “Primavera”

Outro clássico interpretado por Tim, foi “Eu amo Você”

O artista nascido em 16 de Setembro de 1943 na Paraíba, viveu pouco no estado e logo mudou-se pro Rio de Janeiro, influenciado por seu pai que tocava violão e era amigo de Jackson do Pandeiro, Cassiano tinha a música enraizada em sua vida.

Em 1964 Cassiano se junta com “Camarão” (seu irmão), Hyldon e outros músicos e a princípio formam o “Bossa Trio”, que viria a se tornar “Os Diagonais”, banda esta que chega a gravar dois discos compactos.

Na sequência, já nos anos 70, Tim Maia recém-chegado dos Estados Unidos, quer gravar um disco e acaba conhecendo Cassiano, ao ver e ouvir todo o potencial do rapaz, Tim o convida para ser o guitarrista deste primeiro disco (homônimo que conta com as canções “Primavera”, “Eu amo você”, “Padre Cícero” e “Você Fingiu” de composição do Cassiano). Disco este que vendeu 200 mil cópias, ou seja, rendeu disco de ouro à Tim, o álbum conta também com a produção de Arnaldo Saccomani quando parte do disco fora gravada em São Paulo e depois o restante do álbum foi finalizado no Rio de Janeiro, com a produção de Jairo Pires.

Já em 1971, Cassiano inicia a sua carreira solo, lançando o disco “Imagem e som”

Dois anos a frente o segundo disco intitulado “Apresentamos nosso Cassiano” é lançado

Até que em 1976 a tua obra prima chega até o público, o disco chamado “Cuban Soul”, traz talvez o maior hit do cantor/compositor. “A lua e eu”, tema da novela “O grito” da Rede Globo.

Outro grande sucesso do álbum é “Coleção”, também tema da novela “Locomotivas” da Rede Globo.

Em 1978, Cassiano é submetido a uma cirugia de retirada de um dos pulmões, o que leva o artita a uma aposentadoria, quase que compulsória dos palcos e gravações. Porém, ele continua compondo para diversos cantores.

Até que em 1991 é lançado “Cedo ou Tarde” o último disco do cantor, que conta com participações de vários cantores regravando os sucessos deste artista brilhante e que durante muito tempo foi injustiçado e esquecido no mainstream.

Cassiano 1943 - 2021

Por: Edson Junior

Deixe seu comentário


+ SAÚDE








+